1° BOARDGAME SHOWDOWN e PONG – Abril 2016

BOARDGAME-SHOWDOWN-Abril -2016-banner

Em 10 de abril de 2016 ocorreu o primeiro Boardgame Showdown um evento com o foco na apresentação e playtest de projetos de boardgames e outros jogos analógicos criados por desenvolvedores locais. O evento e mais uma das atividades organizadas pelo grupo PONG – Potiguar Indie Games em parceria com  a loja Empório Fantástico.

Infelizmente desta vez não pude comparecer ao evento pois ele teve inicio as 08:00 de um dia de Domingo e acabei dormindo um pouco e mais do que o planejado.

Abaixo podem ser vistas algumas fotos disponibilizadas por Antunes (um dos donos do estabelecimento) com o que rolou durante o evento, onde foram apresentados alguns board games e card games (que não possuo maiores informações por não ter conseguido ir ao evento. -_-).

[zee_container class=”orange” id=””]

FOTOS: Boardgame Showdown

[/zee_container]

[row][column md=”6″]BOARDGAME-SHOWDOWN-Abril -02 [/column]
[column md=”6″]
BOARDGAME-SHOWDOWN-Abril -03[/column][/row]

[row][column md=”6″]BOARDGAME-SHOWDOWN-Abril -04[/column]
[column md=”6″]
BOARDGAME-SHOWDOWN-Abril -05[/column][/row]

[row][column md=”6″]
BOARDGAME-SHOWDOWN-Abril -06[/column]
[column md=”6″]
BOARDGAME-SHOWDOWN-Abril -07[/column][/row]

[row]
[column md=”12″]
BOARDGAME-SHOWDOWN-Abril -08

(Fotos toradas por Antunes)

[/column]
[/row]


12961724_10208259968713687_6297996529079948403_n

Ainda em 23 abril tivemos o tradicional encontro de desenvolvedores do PONG, no qual o convidado foi o Lucas Molina desenvolvedor do jogo Painters Guild. Neste jogo o jogador controla o gerenciamento de uma guilda de pintores, como pode ser observado no trailer a baixo.

Outos de seus sus projetos podem ser conferidos em seu site: lucasmolinagames.com

Durante a conversa foram abordados diversos pontos baseados no tema sugerido pela organização: “Como fazer jogos sem ficar pobre ou deprimido?“, que resumindo listamos seguintes tópicos:

  • Peça ajuda para amigos que gostam e admiram o que você faz, para divulga seus projetos;
  • Siga em frente e tente termina seus projetos;
  • O conteúdo é tudo mesmo que as vezes o gráfico não;
  • A ideia é mais importante que o dinheiro;
  • Corte as distrações;
  • Participe de game jams para obter experiência;
  • Ter um interesse além de diversão pode melhorar seu jogo;
  • Tente percebe os bugs de cada fase;
  • Insista na divulgação;
  • Autopropaganda pode lhe prejudicar;

Confira a  baixo algumas fotos do evento.

[zee_container class=”emerald” id=””]

FOTOS: PONG – Abril 2016

[/zee_container]

[row][column md=”6″]
PONG-Abril-2016 (14) [/column][column md=”6″]
PONG-Abril-2016 (22) [/column]

(Fotos de arquivo pessoal)

[/row]

[row][column md=”6″]
PONG-Abril-2016-04[/column][column md=”6″]
PONG-Abril-2016-05[/column][/row]

[row][column md=”6″]PONG-Abril-2016-03[/column][column md=”6″]PONG-Abril-2016-06[/column][/row]

(Fotos feitas por Tiago Fernando)

Testes do game After the 7th Day que fiz em colaboração com Léo James, Marcelo Melo e Renan Souza para a Ludun Dare 35. Eu devia ter gravado a reação do participante mas na hora não me lembrei.

PONG-Abril-2016-01

PONG-Abril-2016-02

(Fotos feitas por Tiago Fernando)

[zee_container class=”green-sea” id=””]

CONCLUSÃO

[/zee_container]

[zee_container class=”” id=””][/zee_container]

Para concluir estes dois eventos deste mês foram maravilhosos  e farei o possível para não perder o próximo Boardgame Showdown e talvez leve ate alguma coisa para mostra nele também.

Logo mais estarei postando também um postmortem do game After the 7th Day, contendo maiores detalhes de como foi e experiencia de produzi-lo e o que a comunidade achou dele.